quinta-feira, 1 janeiro, 2026
Google search engine
HomeTocantinsPelo menos 15 bairros de Araguaína enfrentam falta de água há quase...

Pelo menos 15 bairros de Araguaína enfrentam falta de água há quase uma semana e BRK é notificada pelo Procon

Problema teria acontecido após um poço que abastece parte da cidade desmoronar. Não há previsão oficial de quando problema será resolvido. Funcionários da BRK cavando poço em Araguaína
Gustavo Pêgo/TV Anhanguera
Pelo menos 15 bairros de Araguaína, no norte do Tocantins, estão há quase uma semana enfrentando falta de água. O problema aconteceu porque um poço que era responsável por parte do abastecimento da cidade desmoronou e ficou soterrado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nesta segunda-feira (8) o Procon emitiu uma notificação para a BRK Ambiental dar explicações sobre a falta de água.
A concessionária afirmou que está mobilizada em uma manutenção emergencial para garantir a normalização do abastecimento de água nos bairros que tiveram o serviço afetado. A empresa não deu um prazo de quando o problema será resolvido e nem disse se os clientes terão algum desconto na conta de água. (Veja nota abaixo)
Os bairros afetados são:
Universitário, Setor Sul, Presidente Lula, Costa Esmeralda, Costa Esmeralda Norte, Vila Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista, Belchior, Boa Vista, Parque Bom Viver, Bairro Maracanã, Barros e Loteamento Araguaína Sul.
Araguaína fica na região norte do estado e é a segunda maior cidade do Tocantins. Para não deixa a população totalmente sem água, a prefeitura e a própria BRK estão fazendo abastecimento com caminhões-pipa.
O município afirmou que também pediu apoio às construtoras que estão prestando serviço ao município para auxiliarem com mais caminhões-pipas.
LEIA MAIS
Gerente de negócios morre após carro capotar e sair da pista na BR-242
Suspeito de fazer arrastão em praia é baleado e preso após celular roubado tocar dentro de matagal
O Procon afirma que a interrupção prolongada tem causado sérios transtornos a atividades domésticas essenciais e comprometendo a qualidade de vida dos moradores e por isso pediu explicações detalhadas sobre a interrupção e o prazo para solução do problema.
Segundo a legislação vigente, a interrupção só pode ocorrer em casos de reparos, modificações, melhorias no sistema ou situações emergenciais.
“Estamos monitorando de perto a situação e aguardamos uma resposta da concessionária dentro do prazo estabelecido. Caso não sejam apresentadas justificativas adequadas e ações para resolver o problema, tomaremos as medidas legais cabíveis para assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, disse o diretor de fiscalização do Procon Tocantins Magno Silva.
O que diz a BRK Ambiental Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informa que está acompanhando de perto e cobrando da BRK uma resolução para a situação da falta de água em diversos bairros da cidade.
O Município também está auxiliando a concessionária disponibilizando dois caminhões pipas para fornecer água aos moradores e pediu apoio às construtoras que estão prestando serviço ao município para auxiliarem com mais caminhões-pipas.
A prefeitura reforça que segue monitorando atentamente a situação e mantendo contato frequente com a BRK a respeito do avanço das obras de reparo e restabelecimento do fornecimento de água.
Nota da BRK
A BRK informa a população de Araguaína que em função da ocorrência da perda de um dos poços que abastecem o sistema de abastecimento de água devido a um soterramento, está mobilizada em uma manutenção emergencial para garantir a normalização do abastecimento de água nos bairros que tiveram o serviço afetado.
A concessionária já deu início à perfuração de um novo poço e até a conclusão dos serviços, os moradores desses bairros poderão ter intermitência no abastecimento, principalmente os imóveis que não possuem caixa d’água. Em paralelo à perfuração do novo poço, a empresa também está empreendendo ações emergenciais, visando minimizar os impactos à população.
Manobras no sistema de abastecimento do município e caminhões-pipa para atendimento prioritário de unidades de saúde, hospitais e escolas, são medidas em andamento. A relação completa dos bairros pode ser consultada no site da www.brkambiental.com.br.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
I
MAIS NOTICIAS
- Publicidade-texte