quinta-feira, 19 fevereiro, 2026
Google search engine
HomeTecnologiaCriador do ChatGPT se recusa a posar de mãos dadas para foto...

Criador do ChatGPT se recusa a posar de mãos dadas para foto com rival em evento de IA

Chefões da Open IA e da Anthropic recusam a dar as mãos em evento
Sam Altman, CEO da OpenAI (dona do ChatGPT), e Dario Amodei, cofundador e CEO da Anthropic (responsável pela IA Claude), protagonizaram um momento inusitado ao se recusarem a dar as mãos para uma foto oficial nesta quinta-feira (19).
A cena ocorreu durante a Cúpula de Impacto da IA, realizada na Índia. Ao lado deles, estão Sundar Pichai (CEO do Google) e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia.
O gesto chamou atenção e evidenciou a rivalidade entre as duas empresas que disputam a liderança global no desenvolvimento de inteligência artificial.
A OpenAI é responsável pelo ChatGPT, um dos chatbots mais populares do mundo, enquanto a Anthropic desenvolve o Claude, concorrente direto que vem ganhando espaço.
‘Chefões’ de gigantes de IA se recusam a dar as mãos em foto em grupo e evidenciam rivalidade
Reprodução/Reuters
A rivalidade tem raízes em 2021, quando Dario Amodei e outros executivos deixaram a OpenAI para fundar a Anthropic, defendendo um foco mais rigoroso na segurança da IA, segundo a agência Associated Press (AP).
Meses depois, a OpenAI lançou o ChatGPT, evidenciando o grande potencial comercial da tecnologia e ampliando a competição.
Além da disputa direta entre si, as duas empresas também enfrentam a concorrência do Google, que desenvolve o modelo Gemini e conta com uma robusta infraestrutura de computação em nuvem.
Ao mesmo tempo, mantêm relações complexas com gigantes do setor: a Anthropic tem a Amazon como principal provedora de nuvem, enquanto a Microsoft detém uma participação significativa na OpenAI.
O cenário revela uma disputa que vai além da tecnologia. Trata-se de uma batalha comercial, estratégica e ideológica sobre qual modelo de negócios, publicidade em larga escala ou foco exclusivo no mercado corporativo, deve prevalecer na nova economia da IA, ainda de acordo com a AP.
Desavença até no Super Bowl
Recentemente, OpenAI e Anthropic entraram em um embate público depois que a segunda empresa fez críticas indiretas ao ChatGPT.
Nos comerciais exibidos no Super Bowl, a Anthropic ironizou chatbots manipuladores que criariam vínculos artificiais com usuários para depois tentar vender produtos. A peça termina com a frase: “Ads are coming to AI. But not to Claude” (“Anúncios estão chegando à IA. Mas não ao Claude”), uma crítica direta à decisão da OpenAI de adotar anúncios.
A reação da OpenAI foi imediata. O CEO Sam Altman classificou os comerciais como “engraçados”, mas disse que eram desonestos. Ele também provocou a concorrente ao afirmar que mais texanos usam o ChatGPT gratuitamente do que o total de americanos que utilizam o Claude.
O presidente da OpenAI, Greg Brockman, também questionou publicamente se a Anthropic realmente nunca venderia dados ou a atenção de seus usuários a anunciantes. O CEO da Anthropic, Dario Amodei, não respondeu.
Cúpula de Impacto da IA
Evento reúne chefes de Estado, altos funcionários e executivos de tecnologia em Nova Delhi para um encontro de cinco dias que destaca a crescente importância global da tecnologia.
Os organizadores afirmaram que a Cúpula de Impacto da IA na Índia é a primeira desse tipo realizada no Sul Global para discutir a tecnologia desenvolvida e dominada por empresas ricas sediadas em países desenvolvidos, segundo a AP.
Ela ocorre em um momento crucial, já que a IA está transformando rapidamente as economias, remodelando os mercados de trabalho e levantando questões sobre regulamentação, segurança e ética.
Grok: ferramenta gratuita da rede social X é usada para criar imagens íntimas falsas
Vídeos de IA de alimentos e objetos falantes IA inundam as redes sociais com dicas
Meninas expõem rotina de casadas no TikTok
MAIS NOTICIAS
- Publicidade-texte